Whatsapp

BLOG

Faça sua próprIa cortina

15/12/2016

Faça sua própria cortina

Com as férias chegando, que tal aproveitar um pouco do seu tempo e fazer uma cortina do seu jeito? Trouxemos algumas dicas para te ajudar a chegar lá!

Cortina Simples Para Sala – Tamanho Médio

A cortina para sala é uma das peças mais importantes deste cômodo, pois ela é responsável por controlar a entrada da claridade e ainda decorar, trazendo um tom harmônico à composição do espaço. Para fazer este artigo será necessário ter os seguintes artigos:

1 tecido estampado na cor branca com 2m de altura e 1,30m de largura;
1 tecido rendado na cor lilás com 2 m de altura e 1,30m de largura;
1 carretel de linha para costura na cor branca;
1 máquina para costura;
1 tesoura;
1 fita métrica;
1 caneta;
 

Como Fazer

Pegue o tecido branco, estenda o material em uma mesa ampla e com a ajuda da fita métrica verifique se ele está nas medidas necessárias. Depois de confirmar, com a ajuda da caneta meça 2 cm das laterais verticais e de uma das horizontais e com a caneta risque para marcar. Coloque a linha branca na máquina de costura.

Feito isso, ligue o equipamento e comece a costurar as barrinhas que foram marcadas. O ideal é utilizar o ponto zigue-zague, pois ele consegue prender melhor o tecido, evitando possíveis desfiados no futuro.

Faça uma marca da área vertical inferior até a superior, dividindo ao meio. Agora, com a ajuda da tesoura recorte a área que não foi costurada, fazendo tiras verticais com 8 cm de altura e largura, repita o processo até completar toda a extremidade.

Na próxima etapa, dobre a ponta das tiras e costure na máquina, deixando uma argola, na qual irá passar o trilho.  Após este procedimento, pegue o tecido de renda e verifique se está na mesma medida.

Marque os 2 cm de barra e costure na máquina. Repita o mesmo processo de recortar ao meio, dividindo o tecido em duas partes. Marque e recorte as tiras superiores de 8 cm de altura e largura, de modo a costurar as pontas.

Após este processo a cortina estará pronta. A composição deve ser feita da seguinte forma: primeiro coloca-se no trilho as duas partes de tecido branco, para enfeitar prenda as duas partes rendadas na cor lilás, o que confere um tom delicado à sala.

Cortina com Babado Para Sala ou Quarto

Esta cortina apresenta uma aparência delicada e elegante, podendo ser instalada na sala ou quarto. A vantagem deste modelo é que ele pode ser facilmente combinado com qualquer decoração. Para fazer a cortina com babado é necessário ter os seguintes materiais:

1 tecido colorido com textura brilhante com 1,50m de largura e 1m de altura;
1 tecido branco com 2m de altura e 1,50m de largura.
1 carretel de linha de pipa;
Argolinhas de madeira;
Tesoura;
1 fita métrica
1 caneta
 

Como Fazer

Pegue o tecido branco e com a ajuda da fita métrica e caneta faça a marca de 2 cm nas laterais, exceto na área superior. Coloque a linha de pipa na máquina de costurar. Agora, costure as áreas demarcadas, fazendo a borda. Na parte que não foi costurada, faça tiras verticais de 8 cm de altura e largura.

Feito este processo, pegue as argolinhas de madeira e passe a ponta das tiras por dentro. Depois, puxe a ponta e costure, deixando-as bem presas e criando o espaço por onde o trilho irá passar. Na sequência, separe o tecido colorido, marque e costure a barra nas áreas verticais e em uma horizontal. Para finalizar, faça tiras de 5 cm de altura e largura na área que não foi costurada. Passe argolinhas de madeira, dobre as pontas e costure.

Com isso a cortina estará pronta, é só fazer a composição colocando a parte branca atrás. Em seguida, pegue a parte colorida e torça ao meio, formando um babado. Por fim, é só colocar na área frontal.

 

Fonte: http://www.novonegocio.com.br/como-fazer/como-fazer-cortinas/